SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

BANDIDO MAIS PROCURADO MORRE EM CONFRONTO COM A BM

ZERO HORA 20/10/2014 | 10h30


Tiroteio em Porto Alegre. Morto em confronto com a Brigada na madrugada já foi um dos mais procurados do Estado. Tarcísio da Silva, o Da Mamãe, foi um dos homens mortos em tiroteio com policiais do BOE em Porto Alegre. Ele e Jéferson Focoulter de Oliveira estavam em liberdade condicional


por Eduardo Torres


Da Mamãe estava em liberdade condicional Foto: Reprodução / Reprodução

Foram identificados como Tarcísio da Silva, o Da Mamãe, 39 anos, e Jéferson Focoulter de Oliveira, 30 anos, os dois homens mortos em um tiroteio com policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE), durante a madrugada desta segunda, na Zona Leste de Porto Alegre.

Da Mamãe já esteve entre os criminosos mais procurados do Estado, quando liderava uma violenta quadrilha de roubos de veículos e residências na Região Metropolitana. Em um desses crimes, em 2010, um tenente da reserva da Brigada Militar acabou morto ao reagir a um assalto. Com condenações até 2030, Da Mamãe já estava em liberdade condicional.

Jéferson estava na mesma situação. Ele tinha condenação até 2018 e já respondeu pelo assassinato de um homem em 2002.

De acordo com a Brigada Militar, houve perseguição aos suspeitos desde a Avenida Oscar Pereira, quando eles atiraram contra uma viatura. O cerco terminou na Rua Nossa Senhora da Glória, quando houve nova troca de tiros, com as mortes dos dois. Uma pistola .380 foi apreendida com eles.
Postar um comentário