SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

CONFRONTO A TIROS E PRISÃO DE BANDIDOS

DIÁRIO GAÚCHO - 28/10/2014 | 07h02


Assaltantes trocam tiros com policiais na Capital e acabam presos. Um dos ladrões foi baleado nas costas e corre risco de perder movimentos. Ação ocorreu na Zona Sul



Dois assaltantes foram presos pelo 1º BPM em um carro roubado, na madrugada de ontem, depois de troca de tiros com PMs. Fábio Borges Pinto, 37 anos, natural do Rio de Janeiro, levou um tiro nas costas e, desde então, está internado no HPS. Conforme boletim médico, ele corre riscos de ficar com sequelas na coordenação motora. Gilberto Castilhos Bonemberg, 21 anos, foi autuado em flagrante na 2ª DPPA e encaminhado ao Presídio Central.

Ainda na noite de sábado, a dupla estava em um Sandero prata, roubado na Capital, e teria assaltado um casal no Bairro Glória. Enquanto um criminoso seguiu no Sandero, o outro pegou o Fiesta preto do casal. Um testemunha viu o roubo e acionou o 190. Policiais começaram a fazer o certo e, em seguida, localizaram o Fiesta abandonado a poucos quilômetros do local do roubo. Em seguida, uma viatura cruzou com o Sandero no Bairro Guarujá.

Houve troca de tiros e perseguição até o Bairro Espírito Santo. Com um pneus estourado, o Sandero acabou se chocando em um posto de luz na Rua Cirino Prunes. Foi então que a polícia constatou que Fábio havia sido atingido com um tiro. Ele foi socorrido pelo Samu e, ontem, permanecia internado sob custódia. No carro, que usava placas clonadas, foi apreendido um revólver calibre 38, com três cartuchos deflagrados e quatro intactos, além de oito munições extras e outras cinco e cartuchos de calibre 12. Havia ainda celulares e dinheiro levados das vítimas do Fiesta.

Casos interligados

De acordo com a polícia, Gilberto teria ligações com a facção Bala na Cara. E é investigado em um homicídio ocorrido no Loteamento Santa Terezinha, na noite de 19 de outubro. Na época, um Sandero prata passou e os ocupantes fizeram vários disparos em direção a um bar. Um deles acabou matando Jorge Antônio Soares da Rosa, 55 anos, que estava no estabelecimento. - Aparentemente, eles não tinham um alvo, apenas atiraram para amedrontar quem estava por perto, afirmar que o ponto ali era deles. Mas ainda é necessário investigar mais - informou o delegado Filipe Borges Bringhenti.
Postar um comentário