SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

LADRÕES ASSALTAM HOTEL NO CENTRO DE SANTA MARIA

ZH Atualizada em 13/10/2014 | 17h59

Ladrões assaltam hotel no centro de Santa Maria. Bandidos fugiram levando cerca de R$ 8 mil do cofre do estabelecimento

por Pâmela Rubin Matge



Foto: Claudio Vaz / Agência RBS

Uma dupla armada invadiu e assaltou um tradicional hotel de Santa Maria nesta segunda-feira. Por volta da 1h30min, dois homens armados com dois revólveres e um pé de cabra entraram no Hotel Paraíso, localizado na Rua Venâncio Aires, no centro de Santa Maria, e renderam o porteiro.

Conforme a ocorrência policial, os bandidos se dirigiram ao segundo andar, anunciaram o assalto e amarraram o porteiro. Depois de obrigá-lo a abrir o cofre, eles o trancaram no banheiro. O porteiro, de 21 anos, contou que os bandidos cortaram os fios do telefone e pareciam conhecer o local, pois sabiam exatamente onde estava o cofre.

_ Me colocaram de joelhos em frente ao cofre e diziam que, se eu denunciasse, voltariam para me apagar. Vou seguir trabalhando, mas agora a atenção deve ser redobrada, principalmente nos horários de entrada e saída ou quando preciso sair para abrir a garagem _ diz o porteiro, que trabalha há dois anos no local.

Os bandidos roubaram cerca de R$ 8 mil. Antes de fugir, os assaltantes ainda levaram o relógio do porteiro, cervejas e refrigerantes que estavam no frigobar, além de pedir o tempo todo por cigarros. Cerca de 5 minutos depois que os bandidos saíram, o porteiro conseguiu ligar para a Brigada Militar do telefone da cozinha, que fica no terceiro andar. Os policiais fizeram buscas na região, mas não localizaram os assaltantes.

Segundo o proprietário do hotel, Vanderly Cassel, 64 anos, esta é segunda vez que o local é assaltado. Cassel conta que a porta de acesso à rua foi arrombada com o pé de cabra, e o porteiro levou uma coronhada na nuca, além de ser ameaçado de morte:

_ Eles disseram que se alguém fizesse queixa na polícia, o matariam. Os funcionários estão assustados. A vontade que dá é de desistir _ desabafa o proprietário, que administra o hotel há 17 anos.

As imagens das câmeras de monitoramento do hotel serão entregues à Polícia Civil.
Postar um comentário