SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ASSALTOS NO INTERIOR


 
ZERO HORA 28 de novembro de 2014 | N° 17997


JOSÉ LUÍS COSTA

Nova onda de ataques a banco



A proximidade com o final do ano faz surgir uma nova onda de ataques a bancos. Na madrugada de ontem, um grupo de criminosos dinamitou a agência do Banco do Brasil em Arvorezinha, no Vale do Taquari.

Foram destruídos caixas eletrônicos, paredes e parte do cofre. Na ação, um homem foi ferido a tiro sem gravidade pelos bandidos. O quartel da Brigada Militar fica distante cinco quadras da agência. A quadrilha trocou tiros com PMs, mas fugiu em dois veículos. A quantia levada não foi revelada.

Conforme a Polícia Civil, cinco bandidos armados com fuzis invadiram o banco por volta das 3h. Instalaram artefatos, e durante 10 minutos, ocorreram cinco explosões. Uma delas arrancou a tampa de um caixa eletrônico que voou para a rua, destruindo parte da sacada do prédio, além das vidraças.

– Nunca vi algo igual, eles explodiram o banco inteiro – disse, assustado, Jean Rech, morador da cidade.

Ele contou que chegou a pensar que o posto de combustíveis havia explodido. Durante a ação, um homem que dirigia um Escort próximo da agência teve o carro alvejado por quatro tiros por um segurança da quadrilha. Um dos disparos atingiu de raspão a cabeça do motorista. Os bandidos fugiram em um Idea e um Civic rumo a Soledade.

No último sábado, um caixa eletrônico do Banrisul em Erval Grande, na Região Norte, foi arrombado com uso de maçarico. Os ladrões chegaram a render dois clientes antes do ataque. Conforme dados do Sindicato dos Bancários, em novembro, o número de ocorrências criminais contra agências, considerando tentativas, chega a 10 no Estado – número maior nos últimos seis meses.

Conforme o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Repressão a Roubos e Extorsões, o número de assaltos caiu em 2014 em relação ao ano passado. Ele reconhece que o período do ano é preocupante, pois é o preferido dos ladrões, em razão da maior circulação de dinheiro.

Postar um comentário