SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 15 de novembro de 2014

CEVANDO O FUTURO CLIENTE



ZERO HORA 15 de novembro de 2014 | N° 17984


SUA SEGURANÇA


HUMBERTO TREZZI




A ação desencadeada ontem em São Leopoldo se assemelha à Operação Anjos da Lei, que o Denarc realiza de forma periódica em escolas de toda a Grande Porto Alegre. Em um ano, entre 2011 e 2012, foram presos 118 traficantes. Quem era o delegado responsável? Mário Souza, o mesmo que monitorou as 38 escolas do Vale do Sinos para flagrar os traficantes capturados ontem. Não é coincidência, é know-how adquirido na luta.

Como inexistem policiais civis ou militares em número suficiente para colocar em cada escola, resta às polícias agir com inteligência. Por vezes, os policiais se infiltram, como aconteceu agora na Operação Armagedon. Missão para jovens, recém-saídos da Academia, que se passam por consumidores e frequentam bocas de fumo próximas aos colégios.

A Polícia Civil também realiza a tradicional campana (vigilância) e a gravação, incluindo filmagem. De forma secundária, colaboram para formar provas por meio de depoimentos de viciados ou seus familiares, detalhando como os traficantes aliciam clientes.

Tudo isso para cortar na raiz uma das chagas da sociedade moderna: a cooptação de clientes pelo tráfico, ainda na adolescência. Desejosos de novas experiências, os jovens são presas fáceis. Só não aplaudem essa ação preventiva da polícia os mal-intencionados. Ninguém de bom senso quer uma legião de viciados perambulando pelas ruas, atrás de mais uma dose.


COMBATE AO TRÁFICO. Presos 32 que vendiam droga na porta de escolas

Criminosos operavam perto de 38 estabelecimentos de ensino em São Leopoldo. Com eles, foram apreendidos maconha, cocaína, ecstasy e crack


A Polícia Civil fez ontem uma operação do Vale do Sinos tendo como alvo traficantes que vendem drogas para alunos de escolas em São Leopoldo. Foram presas 32 pessoas na ação, que recebeu o codinome Armagedon.

Também foram apreendidos pela polícia mais de 100 kg de maconha, 2,7 kg de cocaína, 1 kg de crack e pequenas quantidades de LSD e ecstasy, além de dinheiro e armas. Os criminosos atuavam no entorno de 38 escolas. A investigação foi feita ao longo de seis meses pela 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo. Os 250 agentes, sob comando do delegado Mário Souza, monitoraram 43 pontos de venda.

– A tolerância é zero, já que os criminosos têm como alvo jovens estudantes – ressaltou Souza.

Foram expedidos 59 mandados de prisão, mas só 32 foram localizados. O delegado frisou a necessidade de proteger as escolas e evitar que traficantes aliciem novos usuários de droga. Após adquirir o vício, muitos alunos passam a trabalhar como “aviões” (repassadores) para sustentar a dependência.

Souza diz que tem se reunido com as comunidades escolares e promete ampliar os monitoramentos com apoio da Brigada Militar.

FLAGRANTES
Na investigação, policiais flagraram dois traficantes oferecendo droga em frente a escolas
DIÁLOGO 1
Traficante - Ainda tem um pó aí...Tá para chegar.
Policial disfarçado - É boa a marca?
Traficante - Pode crer, pode crer...
DIÁLOGO 2
Policial disfarçado - É escama (cocaína pura), cara?
Traficante - É. Essa é pra ser da boa...
Policial disfarçado - Se é boa, venho mais tarde.
Postar um comentário