SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

UMA DIRETORA PRECIPITADA

O SUL Porto Alegre, Quinta-feira, 13 de Novembro de 2014.




Reforços no policiamento não são permanentes, ao contrário das ações da bandidagem


Na visão do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, em declaração para a mídia, a diretora da Escola Timbaúva, localizada no bairro Mário Quintana, professora Maria de Fátima Monteiro, foi precipitada ao fechar o colégio durante o anunciado toque de recolher na região da Zona Norte de Porto Alegre. Sobre tal declaração, aqui da minha torre, coloco-me na pele da diretora de um educandário encravado em um bairro onde, entre outros cadáveres, apareceu um esquartejado, se suspenderia ou não as aulas diante de uma mínima ameaça. Para Michels, a diretora deveria tão somente chamar a BM (Brigada Militar), como se a BM não tivesse conhecimento da guerra que está sendo travada por, pelo menos, quatro bandos de traficantes que disputam espaço naquele bairro. Em todo caso, foi providenciado um reforço do policiamento, sabendo-se que tal dispositivo é de emergência e, por isso, não tem caráter permanente, ao contrário das ações da bandidagem que não sofrem solução de continuidade


Passageira


Todos os dias, no início e final de tarde, uma viatura Duster do 19 BPM adentra área do 1 BPM e vai até a avenida Coronel Marcos n 1465, no bairro Ipanema, em Porto Alegre, em um belo condomínio apanhar uma ilustre passageira. Os moradores da área, com isso, se sentem bem mais seguros.


Homicídios


O RS registrou leve oscilação para baixo na taxa de homicídios entre 2012 e 2013, e aparece como quinto Estado com menor índice desta modalidade de crime. Porém, o panorama positivo não deve se repetir em 2014. Na realidade, na área da segurança pública, o atual governo, como tem ocorrido nas últimas décadas com seus antecessores, salvo algumas estatísticas habilmente interpretadas, terá uma despedida melancólica.


Assalto


Segunda-feira, na avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, próximo da 8 Delegacia de Polícia, em frente a uma auto-escola, um casal foi arrancado de dentro de um automóvel por um bandido. O rapaz que acompanhava a moça descera para ir em uma farmácia e, ao retornar para o carro, foi facilmente dominado. O ladrão fugiu com o carro certo que não havia por ali nenhum policiamento. Em verdade ninguém espera ser assaltado nas proximidades de uma DP, mas é por ali que os bandidos passeiam até encontrar uma presa.
Postar um comentário