SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ASSALTANTES ROUBAM BANCO E FAZEM REFÉNS EM IMIGRANTE



ZERO HORA 10 de dezembro de 2014 | N° 18009


CRIMES SIMULTÂNEOS



Dois bancos localizados na mesma rua, em prédios separados por uma lotérica, foram assaltados simultaneamente em Imigrante, no Vale do Taquari, no começo da tarde de ontem. Testemunhas contaram à polícia que os bandidos chegaram às agências do Bradesco e do Banrisul disparando tiros contra portas e vidraças.

Conforme o major Marcelo de Abreu Fernandes, comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar, que tem sede em Estrela e também responde por Imigrante, cerca de 50 tiros foram disparados pelo bando formado por pelo menos sete criminosos, em três veículos.

Na fuga, pessoas foram usadas como escudo e parte dos bandidos embarcou em um Vectra branco, em direção ao interior do município. Os assaltantes teriam seguido para o município de Coronel Pilar, levando duas mulheres, uma cliente do Bradesco e uma funcionária do Banrisul.

As duas foram liberadas sem ferimentos cerca de cinco minutos após o início da escapada. O Vectra utilizado pela quadrilha foi encontrado incendiado a um quilômetro do local dos crimes.

Após cerca de uma hora de buscas, um suspeito que conduzia um Santana vermelho foi detido em uma barreira montada pela Brigada Militar na localidade de Linha 37, próximo a Boa Vista do Sul.

Na Delegacia de Polícia, o homem de 35 anos, que não teve a identidade revelada, foi reconhecido por testemunhas e, de acordo com o delegado Humberto Messa Roehrig, autuado em flagrante e encaminhado para o Presídio Estadual de Lajeado. Segundo o delegado, o preso tem antecedentes por receptação, furto e um homicídio.

A polícia ainda procura por um terceiro veículo que teria sido utilizado pela quadrilha: um Corolla cinza ocupado por dois criminosos armados que teriam estacionado perto das agências para fazer a proteção do bando. Não foram divulgadas informações sobre a quantia roubada das agências.
Postar um comentário