SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

CORONEL FREITAS NA BM E DELEGADO WONDRACEK NA PC


DIÁRIO GAÚCHO 24/12/2014 | 10h26


José Luís Costa


Sartori deve anunciar Alfeu Freitas como comandante da BM e Wondracek como chefe da Polícia Civil. Futuro governador e próximo secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, reuniram-se em Porto Alegre nesta terça-feira



Guilherme Wondracek é o atual chefe da Polícia Civil e Alfeu Freitas Moreira assumiu o subcomando da BM em novembro Foto: Manuela Brandolff e Sgt Alberto Vargas / Divulgação


José Ivo Sartori e o futuro titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, delegado federal Wanuir Jacini, devem anunciar ainda nesta quarta-feira os nomes que irão dirigir a Polícia Civil e a Brigada Militar a partir de janeiro.

Os prováveis nomes para comandar as corporações são Alfeu Freitas Moreira, como comandante da BM, e o delegado Guilherme Wondracek, que deve seguir como chefe da Civil.

O perfil procurado por Jacini era de policiais com experiência, não envolvidos em polêmicas, denúncias ou ações judiciais. Eles ainda deveriam ser modernos em suas condutas, conectados às novas tecnologias e ferramentas de trabalho.

Alfeu Freitas tem mais de 30 anos de experiência. Foi comandantante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) de Porto Alegre. Em 2012, assumiu a liderança do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e, em novembro deste ano, o coronel deixou o posto de chefe do Estado-maior e assumiu como subcomandante da Brigada Militar.

Guilherme Wondracek tem se destacado por conduzir a Polícia Civil sem sobressaltos, recebendo elogios das equipes de transição e de representantes da Justiça e do Ministério Público. Wondracek tem mais de 20 anos na corporação e já foi diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Em janeiro de 2000, Wondracek comandou a operação que prendeu o assaltante de carros-fortes Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, que naquele momento era o homem mais procurado do sul do Brasil.

A escolha dos dirigentes das corporações se após visita de Jacini ao Estado. Ele chegou a Porto Alegre nesta terça-feira, e esteve reunido com Sartori no gabinete de transição, no Centro de Treinamento da Procergs.

* Zero Hora
Postar um comentário