SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MAIS UMA MADRUGADA VIOLENTA NA GRANDE POA



DIÁRIO GAÚCHO 19/12/2014 | 09h15


Madrugada violenta termina com pelo menos oito assassinatos na Região Metropolitana. Em oficina mecânica de Gravataí, matadores executaram o alvo errado. Porto Alegre teve pelo menos cinco mortes desde a noite de quinta.

Eduardo Torres




A madrugada de sexta foi bastante violenta na Região Metropolitana. Desde a noite de quinta, pelo menos oito pessoas foram assassinadas a tiros entre Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gravataí e Canoas.

A polícia acredita que Marcos da Rosa Santos, 56 anos, morto a tiros por volta das 22h de quinta em uma oficina mecânica do Bairro Marrocos, em Gravataí, tenha sido executado de graça por criminosos que chegaram ao local em uma moto.

Segundo os agentes que estiveram no local, os bandidos teriam chegado perguntando por um "Marcos". O problema é que havia dois homens com o mesmo nome na oficina. Executaram o homem de 56 anos que não tinha antecedentes. Outro, de 44 anos, que tem antecedentes por roubo conseguiu fugir, sendo atingido nas pernas e na cabeça. Outro homem, de 32 anos, também foi baleado nas pernas. Eles foram socorridos.

Em Porto Alegre, o segundo homem ferido no ataque de criminosos a um mercado no Beco dos Marianos acabou morrendo durante a manhã dessa sexta. Róbson Ferraz, 21 anos, havia sido socorrido ao Hospital São Lucas, da PUC. Com isso, a madrugada acabou com dois duplo assassinatos na cidade.

Por volta das 20h, Felipe de Oliveira dos Santos, 21 anos, e Eduardo Patrick Nunes, 17 anos, haviam sido mortos a tiros na Vila Asa Branca, Bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre. Em outro crime, um homem ainda não identificado foi encontrado morto com um tiro na cabeça dentro de casa, na Rua Encantadora, Bairro Agronomia, na Zona Leste.

Outros dois homicídios aconteceram em Canoas e Novo Hamburgo.

Postar um comentário