SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

NA TERRA SEM LEI E SEM JUSTIÇA, A VIOLÊNCIA SE BANALIZA




CORREIO DO POVO 07/12/2014



RIO PARDO - Homem é morto a tiros em Rio Pardo. Vítima foi atingida nas costas perto do trevo de acesso à cidade


A polícia civil de Rio Pardo investiga a morte de Josemar Silva da Luz, de 29 anos, na madrugada deste domingo. Ele foi atingido com dois tiros nas costas nas proximidades do trevo de acesso à cidade. A Brigada Militar foi acionada por volta das 2h30min por moradores da rua Santa Luzia, que ouviram barulho dos disparos no local. Na cena do crime, os policiais militares encontraram o homem já inconsciente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas a vítima já estava morta. Conforme a BM, Josemar da Luz tinha vários antecedentes criminais. Nenhum suspeito foi localizado até o momento. O corpo foi levado para necropsia.


NOVA HARTZ - Casal passa quatro horas amarrado após assalto em Nova Hartz. Trio roubou dois veículos, além de joias e eletrônicos

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Um casal passou quase quatro horas amarrado após assalto na madrugada deste domingo no Centro de Nova Hartz, no Vale do Sinos. Segundo a Brigada Militar (BM), três homens aproveitaram o retorno dos moradores à casa, por volta da 1h, para ingressar no imóvel. Após diversas ameaças, o casal revelou aos assaltantes a senha do cofre, onde havia R$ 50 mil. O trio roubou dois veículos, além de joias e aparelhos eletrônicos. Na saída, o casal foi amarrado e só por volta das 5h conseguiu se desvencilhar das cordas e acionar a BM. Pela manhã, a polícia localizou dois veículos: um Gol vermelho na cidade de Taquara, que havia sido roubado da família, e um Renault Megane cor prata, abandonado entre Taquara e Nova Hartz e que era fruto de roubos anteriores. O Toyota Corolla cor prata, também roubado do casal, ainda não foi encontrado.


PORTO ALEGRE - Detidos dois suspeitos de assaltar motel em Porto Alegre.Camareira foi violentada após invasão de estabelecimento na zona Sul


A Brigada Militar (BM) prendeu um jovem de 18 anos e apreendeu um adolescente de 17 anos suspeitos de envolvimento no assalto ao motel Gêmeos na avenida Eduardo Prado, zona Sul de Porto Alegre. Os dois foram localizados por volta das 17h20min na Alameda E, bairro Restinga Nova, por policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM).  De acordo com o sargento Alexandre Abreu da Patrulha Tático Móvel (Patamo), os mandados de prisão preventiva foram solicitados pela Delegacia da Mulher, já que durante o assalto uma camareira foi violentada. Um terceiro supeito - que estaria na região - pode ser preso ainda hoje ou se entregar à polícia. Na terça-feira, pelo menos quatro homens invadiram o motel por volta das 5h. Eles renderam os funcionários e roubaram dinheiro, cigarros e bebidas. Na ação, uma camareira foi estuprada. Os criminosos fugiram em um veículo Gol de cor azul, que foi localizado pela polícia.

PORTO ALEGRE - Morre homem que assaltou loja na zona Norte de Porto Alegre. Criminoso foi baleado por policial à paisana

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba


Morreu na tarde deste domingo, no Hospital Cristo Redentor em Porto Alegre, o criminoso baleado após assaltar a loja Lebes, na avenida Assis Brasil na quarta-feira. Iedo Greque Fróes, 39 anos, se feriu quando, prestes a sair do local, acompanhado de outro assaltante, um policial à paisana percebeu a ação e fez uma abordagem. O homem então puxou a arma, mas foi surpreendido pelo policial, que atirou antes e acertou o seu abdômen. Duas motos da Brigada Militar (BM) que passavam pelo local conseguiram capturar o comparsa que tentava fugir pela avenida Assis Brasil. Segundo a BM, a dupla chegou à loja em um Citroen C3 com placas clonadas. Os dois homens, armados com revólveres, renderam a gerente da loja e mais um funcionário, roubando o dinheiro dos caixas. No momento do assalto, entre 30 e 40 pessoas estavam na Lebes. O outro criminoso, 38 anos, está detido no Presídio Central.


SÃO VALENTIM - Criminosos arrombam caixa eletrônico do Banrisul em São Valentim. Grupo utilizou um maçarico para abrir o terminal bancário


Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

Ao menos três homens arrombaram um caixa eletrônico do Banrisul no início da manhã deste domingo em São Valentim, na serra gaúcha. De acordo com a Brigada Militar, os bandidos entraram na agência, localizada no centro da cidade, por volta das 6h50min. O grupo utilizou um maçarico para abrir o terminal eletrônico. Por volta das 7h10min, os bandidos deixaram o local em um Peugeot Branco com uma quantia de dinheiro não informada. Ninguém foi preso.


PORTO ALEGRE - Homem é encontrado morto na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Vítima ainda não foi identificada

Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na madrugada deste domingo na zona leste de Porto Alegre. O corpo foi localizado por volta da 1h30min na rua Luis de Fraga, na Lomba do Pinheiro. Conforme a Brigada Militar, a vítima apresentava ferimentos de tiro na região da cabeça. Não há informações sobre suspeitos do crime.


PORTO ALEGRE - Homem é morto a facadas no bairro Aparício Borges, em Porto Alegre. Vítima foi identificada como Dionatan William da Silva, de 20 anos

Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

Um homem foi encontrado morto em frente a uma residência na noite desse sábado na rua Sargento Vitório, no bairro Aparício Borges, em Porto Alegre. A polícia foi acionada por volta das 21h15min. Foi constatado que a vítima apresentava marcas de faca.O homem foi identificado como Dionatan William da Silva, de 20 anos. Não há informações sobre suspeitos, nem sobre a motivação do crime.



Postar um comentário