SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

OUTRO FINAL DE SEMANA VIOLENTO NA GRANDE POA

DIÁRIO GAÚCHO 30/11/2014 | 19h11

Final de semana registra, pelo menos, 13 homicídios na Região Metropolitana


Cristiane Bazilio




O final de semana foi violento na Capital e Região Metropolitana. Até o final da tarde deste domingo, foram pelo menos 13 homicídios, entre eles, a morte do suspeito de ter assassinado uma adolescente de 15 anos por ciúme, no dia 18 de novembro, e um triplo homicídio em Alvorada – cidade que registrou, ao todo, cinco assassinatos em dois dias.

Capital – Um homem ainda não identificado foi morto a tiros na tarde de sábado. O crime aconteceu por volta das 16h na Rua Plínio Kroeff, próximo à 22ª DP. Ainda não há suspeitos, e o caso será investigado pela 3ª DHPP.

Alvorada 1 – Um homem, não identificado até a noite deste domingo, aparentando 40 anos, foi morto a pedradas na madrugada de ontem no Bairro Maria Regina. O corpo foi encontrado com ferimentos na cabeça e pedras ao lado. O crime aconteceu na Rua Dom Vidal, por volta das 5h. Segundo a polícia, não há testemunhas ou suspeitos identificados.

Alvorada 2 – Às 10h de domingo, Diogo de Sá Couto, 24 anos, foi morto com três tiros, disparados por dois homens em uma moto. Os indivíduos chegaram a perguntar se ele era mesmo Diogo e, diante, da confirmação, alvejaram a vítima. Diogo foi socorrido e encaminhado ao hospital, onde chegou morto. Segundo a polícia, ele não tinha antecedentes criminais.

Alvorada 3 – A polícia investiga um triplo homicídio ocorrido na madrugada de sábado, na Vila Umbu. Era por volta de 2h30min quando a polícia recebeu denúncias de moradores a respeito de um tiroteio no local. Chegando lá, PMs encontraram os corpos de um casal e de um jovem, executados a tiros de pistola 9mm. O casal estava dentro de casa, e o rapaz, no pátio. Até a tarde de ontem, apenas o homem dentro da residência havia sido identificado. André Luís de Oliveira Pereira, 32 anos, tinha antecedentes criminais por furto e posse ilegal de arma. No local, a polícia encontrou pedras de crack. A Delegacia de Homicídios local começa a investigar o crime a partir desta segunda.


Canoas – Um homem morreu na madrugada de domingo depois de ser baleado na Rua Dique, Bairro Niterói. Leonardo da Silva, 23 anos, foi atingido por um tiro na cabeça e encaminhado ao HPS da cidade, mas não resistiu. Conforme a polícia, ele era morador do Beco do Conduto e tinha antecedentes por tráfico de drogas.


Gravataí – O corpo de um homem ainda não identificado, aparentando ter entre 30 e 35 anos, foi encontrado na tarde de domingo na Estrada Costa do Ipiranga, enrolado em um saco plástico e em avançado estado de decomposição. Ele foi morto com facadas no abdomem. A polícia acredita que ele tenha sido morto há, pelo menos, dois dias, e desovado no local, um matagal de difícil acesso.

São Leopoldo
– Dois homens foram mortos por volta das 14h de domingo na Rua Seringueiras, no loteamento Tancredo Neves, Bairro Santa Marta. Os corpos das vítimas foram encontrados um sobre o outro, com tiros na cabeça, no meio da sala de uma casa que funciona como bar. Eles foram identificados como Renato José de Oliveira, 41 anos, e Dilamor José de Moraes, 40. Segundo testemunhas, três suspeitos foram vistos correndo em direção a um matagal.

Sapucaia
– Um homem matou a mulher e, em seguida, cometeu suicídio por volta das 14h de sábado, na Travessa Siderúrgica, Bairro São Jorge. Rafael Schmidt, 24 anos, trabalhador de uma empresa de cosméticos, atingiu com dois tiros na cabeça a auxiliar de serviços gerais Lucimara Martins Druzzian de Bem, 33 anos, de quem havia se separado no dia anterior. Rafael não tinha antecedentes criminais.
Postar um comentário