SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

EXECUÇÕES, HOMEM É MORTO A TIROS E ADOLESCENTES MORTAS ENQUANTO DORMIAM



ZERO HORA 12 de janeiro de 2015 | N° 18040


MEDO NA ZONA LESTE



Lomba do Pinheiro tem a quarta execução em apenas uma semana. Uma semana depois da execução de um homem na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre, mais um homicídio foi registrado na região. Jonatas Borgmann, 28 anos, foi morto a tiros na Rua São Benedito, às 21h30min de sexta-feira. Segundo a Brigada Militar, a vítima estava na rua quando vários homens em um Fiat Idea prata se aproximaram e efetuaram diversos disparos. Jonatas tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas. Até a noite de ontem, ninguém havia sido preso.

A região, principalmente o Beco dos Cafunchos, é dominada por um traficante conhecido por Tereu, suspeito de ser o mandante da execução de Alexandre Goulart Madeira, o Xandi, 35 anos, seu principal rival na disputa por bocas de fumo na zona leste da Capital. Xandi foi fuzilado por pistoleiros em Tramandaí no dia 4 de janeiro.

A investigação ficará a cargo da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, que deverá apurar se há conexão entre as duas mortes e se elas seriam uma possível revanche pela morte de Xandi.

A morte de Jonatas teve as mesmas características da execução de Dionatas Silveira Minas, 28 anos, às 20h no dia 6 de janeiro: muitos tiros. Na ocasião, Dionatas foi alvejado com 15 disparos de pistola 9 milímetros. De acordo com a polícia, os tiros partiram de homens que estavam em dois carros brancos. Ele ainda teria tentado correr para dentro de um beco, mas acabou atingido pelas costas.

Na madrugada do dia 7 de janeiro, outros dois homens foram executados a tiros no Beco dos Cafunchos. A polícia suspeita que também se trate de uma retaliação dos aliados de Xandi.

JOVENS ASSASSINADAS ENQUANTO DORMIAM

Ontem pela manhã, duas jovens que foram mortas a tiros, dentro de casa, enquanto dormiam, em uma travessa da Rua Correa Lima, bairro Santa Tereza, na Zona Sul. Segundo a polícia, apesar da pouca idade (15 e 16 anos), as duas já estavam envolvidas com o crime. O duplo homicídio teria sido cometido por traficantes que teriam ido cobrar uma dívida. Com as jovens, a perícia encontrou um revólver calibre 38.
Postar um comentário