SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

EXECUTADOS NA MADRUGADA E INÍCIO DA MANHA NA CAPITAL DO RS

ZERO HORA 23/01/2015 | 10h2523/01/2015 | 09h56

Quatro homens são mortos durante a madrugada e início de manhã na Capital. Crimes aconteceram nos bairros Sarandi, Aberta dos Morros, Ipanema e Cristal



No crime do Bairro Sarandi, a polícia encontrou o corpo dentro de um Palio por volta de 0h30min desta sexta Foto: Eduardo Alex Soares / Arquivo pessoal

Quatro homens foram mortos na madrugada e início de manhã desta sexta-feira em Porto Alegre. O primeiro deles foi encontrado com diversos disparos de arma de fogo dentro de um Palio, por volta de 0h30min, na Avenida Francisco Silveira Bitencourt, no Bairro Sarandi. A vítima ainda não foi identificada.

Algumas horas mais tarde, por volta das 4h30min, outro homem foi alvejado e morto a tiros na Estrada Jorge Pereira Nunes, no Bairro Aberta dos Morros, Zona Sul de Porto Alegre. Assim como no primeiro caso, não se tem a identificação do cadáver.


Minutos mais tarde, perto das 5h, também na Zona Sul da Capital, um tiroteio entre gangues rivais deixou um morto na Rua Conselheiro Xavier da Costa, no Bairro Ipanema. A vítima foi identificada como Alex Sandro Lemos, de 40 anos. De acordo com a Brigada Militar, ele seria líder de uma quadrilha de tráfico de drogas que atuava no Bairro Orfanotrófio. A polícia acredita que o tiroteio tenha relação com a disputa pela liderança do tráfico de drogas na região.

O quarto assassinado foi encontrado amarrado, com sinais de espancamento e estrangulamento, por volta das 7h, em um valão na esquina da Avenida Chuí com a Rua da Divisa, no Bairro Cristal, também na Zona Sul de Porto Alegre. O corpo seria de um homem branco, careca, de aproximadamente 30 anos. Ele ainda não foi identificado. Segundo a polícia, testemunhas disseram ter visto seis homens abandonando o cadáver no local.Em nenhuma das três ocorrências houve prisões e sequer a polícia tem suspeitos da autoria dos crimes.
Postar um comentário