SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 4 de janeiro de 2015

TRAFICANTE MORRE EM TIROTEIO ENTRE GANGUES

DIÁRIO GAÚCHO 04/01/2015 | 17h05

Renato Gava

Traficante é morto em tiroteio próximo à praia em Tramandaí. Veículo passou em frente a uma casa e foram feitos diversos disparos de pistola e fuzil



Alexandre Goulart Madeira, o Xandi, 35 anos, é apontado como um dos principais traficantes da Região Metropolitana Foto: Divulgação / Brigada Militar/Divulgação



Um tiroteio a uma quadra da orla de Tramandaí, na tarde deste domingo, terminou com uma morte e pelo menos dois feridos. O morto foi identificado pela polícia como Alexandre Goulart Madeira, o Xandi, 35 anos, apontado como um dos principais traficantes da Região Metropolitana – sua sede seria no Bairro Santana, na Capital, e ele teria forte envolvimento na distribuição de drogas em Canoas.


De acordo com a polícia, Xandi e pelo menos dez comparsas (entre eles, algumas mulheres e ao menos dois adolescentes) alugaram, dias atrás, uma casa na Rua 3 de outubro, quase esquina com Avenida Protásio Alves, em Tramandaí.

Na tarde deste domingo, um Corsa vermelho teria passado no local, com quatro homens armados – aparentemente, rivais dele. Eles fizeram vários disparos de fuzil e pistola. Os moradores da casa teriam respondido a tiros. O Corsa fugiu em disparada.


As armas apreendidas em Tramandaí (Divulgação/Brigada Militar)

Xandi levou um tiro do lado esquerdo da cabeça e morreu na hora. Um homem, baleado nas costas, e uma mulher, nas pernas, foram encaminhados a hospitais da região e estão sob custódia da polícia.

Correria na praia


A ação causou grande tumulto entre banhistas e vizinhos. A Brigada Militar foi acionada e, na casa, PMs localizaram quatro pistolas e três carregadores.

Os policiais ainda faziam buscas para tentar localizar o Corsa. Quatro pessoas foram apresentadas na Delegacia de Tramandaí.
Postar um comentário