SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ASSALTO AO VICE-GOVERNADOR DO RS TEM BANDIDO MORTO E CAPITÃO QUE FAZIA A SEGURANÇA PESSOAL FERIDO

ZERO HORA  09/02/2015 | 06h57

Homem é morto em tentativa de assalto ao vice-governador do Estado. Um dos policiais que fazia a segurança de José Paulo Cairoli ficou ferido na perna durante uma troca de tiros



Foto: Jefferson Botega / Agência RBS


Um homem foi morto na noite deste domingo, em Porto Alegre, quando tentava roubar uma caminhonete S10, tripulada por um capitão e um sargento da Brigada Militar, responsáveis pela segurança pessoal do vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli.

No momento, os policiais aguardavam a saída de Cairoli, que estaria em uma clínica ortopédica. O homem morto foi identificado como Jonatan Braga da Silva, 25 anos. Ele portava um revólver calibre 38.

Conforme informações da Brigada Militar, por volta das 19h45min, dois homens armados teriam abordado o veículo da segurança de Cairoli na Rua Couto de Magalhães, bairro Higienópolis. Os policiais militares reagiram, matando um dos assaltantes. O outro bandido fugiu a pé.

O capitão Daniel Araújo ficou ferido na perna, sem gravidade. Ele foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), fora de perigo.

Antes do ataque ao carro de Cairoli, os bandidos haviam roubado outro automóvel, um Focus, na Avenida Plínio Brasil Milani, bairro Auxiliadora. Na fuga, eles teriam tentado trocar de veículo, roubando o carro do vice-governador.

Outros casos que atingiram veículos usados por autoridades do RS


26 de maio de 2012 - o então Chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, é vítima de uma tentativa de assalto no centro de Esteio, quando chegava em casa. Ele viu pelo espelho retrovisor do seu carro particular, um Focus, que um Astra branco se movimentava em sua direção. Após reação a tiros de Ranolfo, os bandidos fugiram. Ninguém se feriu.

5 de fevereiro de 2009 - O carro do então prefeito da Capital José Fogaça é levado por dois assaltantes em Porto Alegre. Dois homens armados abordam o motorista do prefeito quando ele para o veículo para atender ao telefone celular.

27 de janeiro de 2009 - secretário estadual do Meio Ambiente e deputado estadual Berfran Rosado (PPS), 49 anos, é assaltado. No ataque, criminosos levam Gol de amigo de Berfran.

5 de janeiro 2007 - Vice-governador, Paulo Feijó é atacado por três assaltantes quando para em semáforo da Avenida Marechal Andrea, no cruzamento com a Avenida Nilo Peçanha, no bairro Boa Vista, em Porto Alegre. Ele tem roubado o celular e o relógio, após ficar na mira de duas armas.

2 de janeiro de 2007 - O Celta do subcomandante da BM, coronel Paulo Roberto Mendes, é roubado.

2 de dezembro de 2006 - O Passat da governadora Yeda Crusius é roubado.

29 de junho de 2006 - Dois ladrões roubam Vectra do comando-geral da BM.

7 de março de 2004 - Ladrões tentam roubar o carro oficial com um segurança do governador Germano Rigotto. Há tiroteio na frente da residência. Ninguém fica ferido.

10 de junho de 2003 - PMs da escolta do vice-governador, Antonio Hohlfeldt, evitam o roubo do carro oficial matando um ladrão e ferindo outro.

13 de dezembro de 2002 - O comandante-geral da BM, Gerson Nunes Pereira, tem o carro roubado.

9 de fevereiro de 2000 - O carro oficial do presidente da Assembleia, Otomar Vivian (PPB), é levado por ladrões.

14 de janeiro de 1999 - Três adolescentes rendem dois seguranças do governador Olívio Dutra e levam o Omega oficial.

22 de dezembro de 1998 - O Tempra da mulher do vice-governador Vicente Bogo é roubado.

* Zero Hora
Postar um comentário