SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SEQUESTRADORES INVADEM CASA E EXECUTAM EMPRESÁRIO REFÉM APÓS ASSALTO

ZERO HORA 06/02/2015 | 09h25


por Fernanda da Costa


Homens invadiram casa em Lindolfo Collor e levaram proprietário até Novo Hamburgo, onde o mataram com três tiros



Carro foi queimado por sequestradores, afirma polícia Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


Um empresário feito refém foi executado por sequestradores na madrugada desta sexta-feira em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Os bandidos mataram a vítima depois de invadir a residência dela, em Lindolfo Collor.

Conforme a BM, pelo menos dois homens invadiram uma residência no bairro Boa Vista, em Lindolfo Collor, por volta das 00h20min. Eles roubaram duas televisões, três celulares e dinheiro.

Antes de fugirem, os assaltantes amarraram a proprietária da residência e a filha, uma criança. Já o proprietário foi levado como refém no próprio veículo, uma Ranger. Conforme a BM, ele é empresário e trabalha em uma indústria em Novo Hamburgo. Os objetos roubados também foram levados no carro.

Cerca de meia depois do assalto, mãe e filha conseguiram se soltar e avisar a polícia. Elas relataram que os bandidos invadiram a casa usando toucas e luvas, o que impossibilitou a descrição das características. Elas não foram agredidas durante a ação.



Bandidos teriam matado refém com três tiros

A caminhonete da família foi localizada queimada por volta da 1h30min, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. O município fica a cerca de 20 quilômetros de Lindolfo Collor. Ao lado do veículo, estava o corpo do empresário. Marcelo Edson Matte, 31 anos, foi encontrado de cueca e com as mãos amarradas.


Projéteis foram encontrados no local do crime
Foto: Ronaldo Bernardi, Agência RBS

No local, a polícia apreendeu uma faca. A suspeita é que a vítima tenha usado a arma para se defender dos sequestradores.

A polícia acredita que os sequestradores tenham executado o refém e, depois, colocado fogo na caminhonete. A suspeita é que as chamas tenham se espalhado e atingido o corpo, que ficou chamuscado.

Equipes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram enviadas para analisar a residência assaltada, o carro da vítima e o corpo encontrado. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo.


Faca teria sido usada pela vítima, conforme a polícia
Foto: Ronaldo Bernardi, Agência RBS
Postar um comentário