SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SER OU NÃO SER

O SUL Porto Alegre, Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015.



WANDERLEY SOARES


Não fui eu o criador do título que em cima este texto



A inédita decisão do Tribunal de Justiça do RS que determinou o rebaixamento de praças e oficiais da Brigada Militar promovidos a partir de 2012 pelo governo Tarso Genro continua a proporcionar momentos de cruel desconforto na parte da família brigadiana atingida pelo braço do Judiciário.


Para contornar a situação, sem que haja mais rebaixamentos - apenas alguns foram cumpridos -, transferências de comandantes e mesmo designação de chefias administrativas tomam caminhos imprevisíveis. Ainda há, por exemplo, aqueles que não sabem se são ou não são coronéis. E a Brigada Militar, na área da saúde, não conta com psicanalistas no seu defasado efetivo que está sendo mantido congelado pela neotransversalidade do governo José Ivo Sartori


Tráfico e barbárie


Um casal foi executado em uma residência na Zona Leste de Porto Alegre na madrugada de ontem. O crime ocorreu na rua Comendador Eduardo Secco, no bairro Jardim Carvalho. As vítimas foram identificadas como Juliana Hermelino Reis, 33 anos, e Régis Klippel da Silva, 30 anos. A mulher tinha antecedentes por ameaça e o homem, por tráfico e roubo. As filhas do casal, de 10 e 2 anos, estavam em um quarto da casa e não foram molestadas. Testemunhas apontaram que três homens invadiram a residência e efetuaram os disparos, enquanto um quarto ficou em um Renault Clio preto dando cobertura. Os quatro fugiram.


Detentos presos


Foi presa no Vale dos Sinos uma quadrilha de detentos do semiaberto que roubava caminhões e carros. O grupo também extorquia as vítimas para que pagassem pela devolução dos veículos. No total, são sete detidos. Foram apreendidos três carros clonados, um caminhão e armas. O regime semiaberto, como é sabido, na real, é aberto por inteiro.


Fenômeno


Sete homens foram presos na madrugada de ontem, no Centro de Porto Alegre, com veículos roubados. De acordo com a Brigada Militar, os detidos tinham saído de festas em bares do Centro Histórico. No celular de um dos presos os policiais militares localizaram fotos com armas. Trata-se de um fenômeno instigante sobre o qual o próprio governo parece duvidar: onde há policiamento, crimes são evitados ou descobertos.


Maconha


Em três ações simultâneas do Denarc, três traficantes foram presos e 10 quilos de maconha apreendidos na Capital gaúcha. De acordo com os delegados Émerson Wendt e Leonel Carivali, as operações ocorreram nos bairros Rubem Berta (Zona Norte), e Restinga (Zona Sul).


Sequestrador


A Polícia Civil prendeu, ontem, um dos maiores especialistas em sequestros do RS. O bandido Felipe Rodrigues da Silva, 33 anos, foi capturado quando passeava no Centro de Canoas. Ele portava um rádio comunicador na frequência da polícia. Felipe tem pelo menos seis mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça e é investigado por ter participado de quatro sequestros recentes. Entre eles, está o do prefeito de Mostardas, ocorrido em dezembro último e que acabou com a morte de um dos quadrilheiros. Com a crise de espaços nos presídios, não se sabe quanto tempo Felipe ficará preso.
Postar um comentário