SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 15 de março de 2015

RS REGISTRA 17 MORTES VIOLENTAS, HOMICÍDIOS E TRÂNSITO

Diário Gaúcho 14/03/2015 | 13h30


RS registra 17 mortes violentas desde a tarde de sexta. Foram oito homicídios e nove vítimas no trânsito


Um acidente entre um táxi e um caminhão causou a morte de uma mulher na madrugada de sábado na BR-116, em Guaíba Foto: Tiago Bitencourt / Agência RBS

O Rio Grande do Sul registrou 17 mortes violentas, sendo oito homicídios e nove vítimas do trânsito entre a tarde de sexta-feira (13) e a manhã de sábado (14).

Vítimas do trânsito

Campo Bom: Colisão entre moto e carro na RS-239 acabou com duas mortes na manhã deste sábado.

Passo Fundo: Um homem morreu após acidente de trânsito na madrugada de sábado em Passo Fundo, no norte do Estado. Nicolau Casemiro Rodrigues dos Santos, 54 anos, conduzia um Escort com placas de Rodeio Bonito. Ele colidiu contra um caminhão que estava estacionado em local permitido na Rua Ângelo Preto, em frente à Estação Rodoviária.

Palmares do Sul: Um jovem de 19 anos morreu em um acidente de trânsito na madrugada de sábado na RS-101, em Palmares do Sul. A colisão frontal entre uma caminhonete e um caminhão aconteceu no quilômetro 42 por volta das 5h30. A vítima, que não foi identificada, era condutor da caminhonete, com placas de Palmares do Sul. O motorista do caminhão, com placas de Viamão, fugiu do local.

Pelotas: Acidente de trânsito com morte em Pelotas aconteceu na esquina das ruas Pinto Martins e General Osório, no Centro da cidade. A colisão envolveu um carro e uma moto. Uma das ocupantes da moto morreu no local. A outra foi socorrida ao hospital em estado grave.

Guaíba: Um acidente entre um táxi e um caminhão causou a morte de uma mulher na madrugada de sábado na BR-116, em Guaíba. Claci Seleprim, 40 anos, era passageira do táxi. A colisão aconteceu no quilômetro 296, no sentido Guaíba - Porto Alegre, por volta das 4h. O acidente foi no trevo de acesso ao bairro Cohab-Santa Rita.

Agudo: Uma colisão frontal entre um Uno e uma moto causou a morte do motociclista no quilômetro 64, da RS-348, em Agudo. Segundo o Comando Rodoviário, o veículo trafegava no sentido da RS-287 para a cidade de Agudo. A moto atingiu o carro próximo a uma curva, no sentido contrário. O motociclista, identificado como Lauro Roberto Bock, 58 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

São Vendelino: Um motorista perdeu o controle do veículo na RS-446 e foi esmagado por um caminhão. O acidente aconteceu por volta das 20h.

Viamão: Uma idosa de 70 anos morreu em um acidente envolvendo dois carros na RS-040 na região de Águas Claras, em Viamão. A vítima foi identificada com Gisela Ebert da Silva. Outras quatro pessoas ficaram feridas no acidente, que aconteceu por volta das 19h.


Homicídios


Roca Sales:
Um menino de 10 anos matou a irmã de 13 anos nesta manhã. A morte teria sido acidental. Eles estavam na casa do tio, em Linha Brasil, no interior do municipio. A arma pertence ao tio das crianças. O menino está internado em estado de choque no hospital de Lajeado.

Santa Maria: Um homem de 34 anos morreu após ser esfaqueado durante uma briga na manhã deste sábado em Santa Maria. O nome da vítima é Éderson Righi Machado. De acordo com a Brigada Militar, o assassino, 25 anos, foi preso em flagrante na Travessa Gramado, na Vila Lorenzi, Região Sul do município. O crime teria ocorrido por volta das 7h30. O suspeito é preso do regime semiaberto e usava tornozeleira eletrônica.

Porto Alegre: Um homem foi morto com um tiro na cabeça na madrugada desse sábado (14), na Zona Leste de Porto Alegre. O crime ocorreu na Estrada Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, por volta das 4h30. A vítima foi identificada como Giovane Soares de Cristo. Ninguém foi preso.

Santo Angelo:
Uma briga generalizada terminou em morte na madrugada desse sábado no Centro de Santo Ângelo. A confusão ocorreu por volta de 1h30 e envolveu um grupo de 15 a 20 pessoas na Praça da Catedral. Dois jovens foram esfaqueados. Um deles, de 15 anos, morreu. O nome não foi confirmado. O outro jovem esfaqueado segue hospitalizado.

Porto Alegre:
Por volta da meia-noite, na rua Cascaes, bairro Rubem Berta, um homem foi encontrado já sem vida com marcas de facadas. Ele foi identificado como Rodrigo Silva, de 34 anos. O local é proximo ao fim da linha do onibus da Nortran.

Porto Alegre: Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após tiroteio na Avenida Protásio Alves, esquina com a Rua Dr. Otávio Santos, no Bairro Jardim Carvalho, zona leste de Porto Alegre nesta sexta-feira (13). Segundo a Brigada Militar, dois homens armados em uma caminhonete roubada efetuaram vários tiros contra um Veloster, que bateu em um poste. A vítima fatal foi identificada como Rafael Nunes de Abreu.

Porto Alegre: Um homem foi morto a tirosna avenida Bernardino Silveira Amorim, bairro Rubem Berta. A vítima seria um vendedor de ferro velho.

Tapes: Uma menina de cinco anos morreu após ser baleada na cabeça, na tarde desta sexta-feira (13), em Tapes. Ela estava com o pai em um bar, no bairro Wolf, quando dois homens efetuaram os disparos em uma moto. Marcus Vinícius Silveira, o pai da criança, também foi atingido pelos disparos. Ele tem antecedentes por roubo e tráfico de drogas. A Polícia Civil investiga o caso.
Postar um comentário