SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 9 de março de 2015

TIROTEIO ENTRE GANGUES RIVAIS EM BAIRRO DE POA

ZERO HORA 08/03/2015 | 17h43

por Felipe Daroit


BM reforçará policiamento na Cruzeiro após tiroteio e ataques a ônibus. No sábado, ocorreu intensa troca de tiros na região




Carro capotou durante troca de tiros Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


A Brigada Militar vai reforçar nesta semana o policiamento na Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre, após um tiroteio entre gangues rivais ocorrido na madrugada de sábado, que deixou duas pessoas baleadas. A BM foi ao local e prendeu quatro pessoas, além de apreender armas e munição. Houve intensa troca de tiros entre os policiais e os traficantes.

Também no sábado, no final da noite, um ônibus da empresa STS e dois da Carris foram apedrejados na região. Segundo o sindicato dos rodoviários, pelo menos três passageiros ficaram feridos. As informações são da Rádio Gaúcha.


A Vila Cruzeiro tem apresentados muitos problemas nos últimos meses devido às constantes disputas de traficantes por pontos de venda de drogas. O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Antônio Maciel Júnior, ressalta que fará uma reunião na manhã desta segunda-feira no batalhão para definir novas ações.

— Nós vamos intensificar nossos efetivos no policiamento preventivo, ostensivo e também ampliar o trabalho no setor de inteligência. A ideia é dar um reforço bem maior nessa região. São disputas de espaços de tráfico de drogas deixados por outros criminosos que não estão mais lá. O que mais chama a atenção é a pouca idade desses criminosos. Muitos são menores de idade — destacou o oficial.

De acordo com o tenente-coronel, além do efetivo normal, atualmente, a região já recebe apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do Pelotão de Operações Especiais (POE).

*Rádio Gaúcha
Postar um comentário