SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

TIROTEIO ASSUSTA MORADORES DE BAIRRO DE POA

ZERO HORA Atualizada em 24/04/2015 | 01h47


Tiroteio assusta moradores do bairro Nonoai, em Porto Alegre. Projéteis foram encontrados na Rua Orfanotrófio



BM suspeita de uma briga entre gangues rivais Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS Um tiroteio no final da noite desta quinta-feira assustou moradores do bairro Nonoai, na zona sul de Porto Alegre.


Uma moradora, que pediu para não ser identificada, relatou em mensagem ao WhatsApp de Zero Hora, que os tiros duraram pelo menos meia hora, deixando os moradores com muito medo. Outra leitora relatou, via mensagem para a página oficial da Zero Hora no Facebook, que os tiros são frequentes há pelo menos um mês no local.


Pelo menos 30 policiais e oito viaturas foram deslocados ao bairro, em busca dos responsáveis pelos disparos. Na Rua Orfanotrófio, os policiais encontraram projéteis. A suspeita é de que os tiros tenham sido feitos por armas de grosso calibre em uma briga entre gangues rivais.

Até a 1h, não havia informações sobre feridos, nem sobre prisões.

Na sexta-feira passada, uma menina de sete anos morreu enquanto dormia atingida por um tiro disparado durante um tiroteio entre gangues também na Zona Sul — desta vez no bairro Vila Nova. A polícia fez operação no local na quarta-feira em busca de arma e dos suspeitos de terem feito os disparos, que também atingiram de raspão o irmão da menina.
Postar um comentário