SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 31 de maio de 2015

UMA BICICLETA POR UMA VIDA


Em post, filha de ciclista morto no Rio desabafa: "Uma bicicleta por uma vida"., O cardiologista Jaime Gold, de 55 anos, foi esfaqueado enquanto pedalava na Lagoa. Morreu no hospital

REDAÇÃO ÉPOCA
20/05/2015 - 13h42




Protesto nesta quarta-feira contra morte do ciclista Jaime Gold, esfaqueado na Lagoa (Foto: Marcia Foletto / Ag. O Globo)

O cardiologista Jaime Gold, de 55 anos, morreu nesta quarta-feira (20), um dia depois de ser esfaqueado por dois adolescentes enquanto andava de bicicleta na Lagoa, Zona Sul do Rio. O cliclista foi esfaqueado na barriga e no braço mesmo sem reagir. Os criminosos, que ainda não foram localizados, fugiram com a bicicleta da vítima.

O médico deixa um casal de filhos, de 21 e 20 anos. Nesta terça-feira, a caçula da vítima desabafou em tom de despedida na redes sociais. "Mesmo estudando psicologia, não consigo compreender o que leva um ser humano a tirar uma vida, ainda mais em uma circunstância como esta. Uma bicicleta e uma carteira por uma vida", escreveu Clara, de acordo com o Extra. “Parece que a ficha não caiu ainda, mas nós vamos sobreviver”.

Ao jornal O Globo, a ex-mulher falou rapidamente sobre o caso e reclamou do aumento da violência: "Jaime foi brutalmente atacado por dois jovens. Parece que ele é só mais um número em estatísticas de violência, mas foi um assassinato em plena Lagoa Rodrigo de Freitas".

O crime aconteceu por volta das 19h30 desta terça-feira (19), quando havia bastante movimento na região. O médico chegou a ser socorrido por frequentadores do local, mas morreu no Hospital Miguel Couto, na Gávea, após ser operado.

A morte virou assunto nas redes sociais. De acordo com O Globo, o policiamento foi reforçado na Lagoa a partir desta quarta-feira (20).
Postar um comentário