SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

NO RS, CINCO BANCOS ATACADOS NO FIM DE SEMANA



ZERO HORA 24 de agosto de 2015 | N° 18272


ONDA DE INVESTIDAS. Pelo menos cinco bancos são atacados no fim de semana



OS CASOS REGISTRADOS foram de arrombamentos, com utilização de maçaricos, mas não houve tomada de reféns. Os furtos ocorreram nas regiões Metropolitana e Central e no norte do EstadoDesde junho não aconteciam tantos ataques a banco num fim de semana. Entre sábado e domingo, pelo menos cinco agências e postos foram alvo de criminosos no Rio Grande do Sul. Duas agências foram furtadas na Região Central, duas na região metropolitana de Porto Alegre e uma no norte do Estado.

Todos os ataques foram arrombamentos – nenhum deles ocorreu mediante uso de armas ou tomada de reféns, embora num dos casos, em Barra Funda, os bandidos em fuga tenham trocado tiros com a Brigada Militar (BM).

Quatro dos cinco ataques foram no domingo. Em Santa Maria, o banco Santander da Avenida Medianeira teve um caixa eletrônico depredado com o uso de maçarico. A Brigada não informou o número de criminosos e a quantia de dinheiro levada. No sábado, a cidade de Mata, vizinha de Santa Maria, já tinha contabilizado dois caixas eletrônicos do Banrisul arrombados. Os criminosos – que podem ser os mesmos do ataque santa-mariense – usaram maçarico e fugiram com dinheiro.

Em Esteio, ladrões também utilizaram maçarico para arrombar caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O furto aconteceu na esquina da Rua Padre Felipe com a Avenida Getúlio Vargas. Os criminosos fugiram num Gol vermelho, levando quantia em dinheiro não divulgada. Foi o quarto ataque nesta agência, em um ano. A ação do maçarico gerou tanta fumaça que bombeiros foram chamados para atender a ocorrência, mas a agência não sofreu maiores danos.

Em Porto Alegre, os criminosos levaram câmeras de uma agência do Bradesco na Avenida Protásio Alves, próxima ao Hospital de Clínicas. A Brigada foi chamada e constatou dano em um dos caixas eletrônicos. Não foi informado se os ladrões tiveram êxito em levar dinheiro.

No Norte, a agência do Banrisul de Barra Funda (próxima a Sarandi) foi arrombada na madrugada por três homens, que abriram um caixa eletrônico com um maçarico e fugiram. A informação é que conseguiram levar o dinheiro.
Postar um comentário