SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

TREZE ASSASSINATOS NO FIM DE SEMANA



ZERO HORA 18 de janeiro de 2016 | N° 18418

REGIÃO METROPOLITANA


Pelo menos 13 pessoas foram assassinadas no fim de semana


Além da morte do vendedor Geovani Pereira de Melo, 35 anos, que teria sido perseguido e alvejado por taxistas, e da localização de um homem decapitado na Capital (leia na página 22), ocorreram outros 11 homicídios na Região Metropolitana neste final de semana. Ainda em Porto Alegre, no bairro Vila Jardim, três pessoas da mesma família foram assassinadas na manhã de sábado.

Segundo a Brigada Millitar (BM), um dos corpos foi achado em uma casa na Rua Ernesto Pelanda e outros dois, em uma residência na Avenida dos Prazeres – as vias são paralelas. As vítimas foram identificadas pela polícia como Sanderson Mano, 41 anos, e os sobrinhos dele, Ismael Mano, 16 anos, e Robson Jonatan Mano dos Santos, 17 anos. Os disparos teriam vindo de dentro de um veículo, mas ainda não há suspeitos.

Ontem, outra família foi vítima de matadores na zona leste da Capital. Heliton Fagundes dos Santos, 18 anos, e Adelmo Fagundes dos Santos, 15 anos, que seriam primos, segundo a BM, foram executados dentro de uma casa na Rua Luiz Pogorelski, no bairro Lomba do Pinheiro. Cerca de 10 homens teriam invadido o local e atirado contra os jovens por volta das 15h. Não há suspeitos.

Na Zona Norte, ontem à noite, um homem identificado pela BM como Robson Garibaldi Rodrigues, 37 anos, foi morto a tiros na Rua Doutor Alberto Barbosa, próximo à Avenida Saturnino de Brito, na Vila Ipiranga. Os disparos, que também feriram uma mulher não identificada, teriam partido de um Siena, um Peugeot 307 e um Prisma, encontrados abandonados na entrada do bairro Bom Jesus. Ninguém foi preso.

ADOLESCENTE TERIA SIDO MORTO A PEDRADAS


Em Gravataí, um crime chocou moradores do bairro Marrocos. Kelvin Machado Aguirre, 17 anos, foi encontrado sem vida por volta das 9h de sábado. Segundo a polícia, os ferimentos no corpo, principalmente na cabeça, apontam que ele foi morto a pedradas. Há ao menos um suspeito do crime. Conforme a polícia, Aguirre tinha antecedentes como menor infrator por tráfico, furto e roubo.

Ontem, também em Gravataí, um policial civil matou um dos dois ladrões que tentaram roubar o carro dele no entroncamento da RS-118 com a Estrada Itacolomi, por volta das 20h30min. O policial foi baleado pelo outro assaltante, que fugiu em um Golf preto, mas não corre risco de vida.

Ainda no sábado, por volta das 5h, em Sapucaia do Sul, Ataíde Marques, 48 anos, foi morto a facadas, na Rua Salgado Filho.

Em Viamão, dois homens foram mortos no intervalo de menos de três horas ontem. Por volta das 5h, Humberto Conte, 53 anos, foi executado a tiros na Rua General Vargas, bairro Santa Cecília. Conforme a BM, ele tinha antecedentes. Por volta das 7h45min, outro homem, não identificado, foi baleado e morreu na Rua Cultura, bairro Vila Augusta.
Postar um comentário